• A Marca duplica a rede em 2012 e conta com 22 concessionários
  • SEAT Alhambra chega ao mercado russo este outono
  • Êxito comercial em novos mercados como México, Argélia e Israel

 

A SEAT reforça a sua presença na Rússia e fortalece o seu plano de expansão internacional. A companhia, presente no Salão Automóvel de Moscovo inaugurado hoje, inicia uma nova etapa na Rússia ao lado do Grupo Volkswagen, para rentabilizar a experiência da empresa neste mercado.

 

No decorrer deste ano, a SEAT duplicou a rede e já dispõe de 22 concessionários  sediados em Moscovo e em algumas das cidades mais povoadas do país, como Ekaterimburgo, Cheliábinsk, Nizhni Nóvgorod, Kazán ou Rostov Don. A SEAT inaugurará três novos concessionários antes do final do ano e chegará aos 25, depois de ter iniciado o ano com 10. O objetivo das próximas aberturas é cobrir a maioria das regiões da parte europeia do país.

 

O Presidente do Comité Executivo da SEAT, James Muir, declarou que a Rússia é mais um exemplo da estratégia da companhia para a entrada em novos países e sublinhou que “a SEAT tem um grande potencial em mercados como a Rússia. O design, a qualidade, a engenharia e a tecnologia dos nossos automóveis fornecem uma lufada de ar fresco ao dinâmico mercado russo automóvel”. Muir realçou ainda que “o Salão Automóvel de Moscovo representa um momento chave para a SEAT na sua expansão na Rússia”.

 

No Salão Automóvel de Moscovo, o mais importante evento automobilístico do país, a SEAT anunciou o crescimento da gama de produtos na Rússia com o início das vendas, a partir do Outono, do SEAT Alhambra, o monovolume da Marca produzidoem Portugal. O Alhambrajunta-se aos três modelos da Marca atualmente comercializados no mercado russo: O Ibiza (nas suas três versões: SC, 5 portas e familiar), o Leon e o Altea Freetrack o modelo de referência na Rússia -, todos eles produzidos na fábrica de Martorell. Para além destes quatro modelos, a SEAT também irá expor o IBx, o protótipo de um SUV de propulsão híbrida que recebeu o reconhecimento unânime da imprensa e do público na edição do ano passado do Salão de Genebra pelo seu design e versatilidade.

 

Para a SEAT, a Rússia é um mercado prioritário a curto e longo prazo, e por esta razão dispõe de uma estrutura própria em Moscovo com o objetivo de dirigir o plano de desenvolvimento. A Rússia é um país com um forte potencial de crescimento, que aspira a converter-se no maior mercado automóvel da Europa nos próximos anos. Em 2011, foram comercializados mais 2,6 milhões de veículos, apenas superados pelos quase 3,2 milhões de unidades da Alemanha, e no primeiro semestre de 2012 as vendas cresceram 14,3%, alcançando o registo de 1,4 milhões de veículos.

 

Êxito comercial em novos mercados

Atualmente, a SEAT exporta quatro de cada cinco viaturas que produz para 75 países e um dos seus objetivos é aumentar esta percentagem abrindo novos mercados como a China, onde iniciou a atividade comercial no passado mês de abril e incrementar as vendas nos países nos quais se implantou recentemente. Por exemplo, durante o primeiro semestre de2012 aSEAT registou um forte crescimento no México (10.214 veículos vendidos, +20,5%), Argélia (5.191, +150,0%) e Israel (3.787, +85,7%). No mesmo período, a Marca também melhorou os seus resultados em países europeus tão competitivos como Alemanha (28.404, +8,0%), Reino Unido (19.763, +6,8%) e Suiça (4.159, +19,4%).

 

Em paralelo, a Marca lançou este ano uma ofensiva de produto sem precedentes. Ao Mii e ao novo Ibiza, já à venda, juntar-se-ão nos próximos meses, o regressado Toledo e o novo Leon. O crescimento do número de modelos permitirá à SEAT ampliar a cobertura do mercado e dispor de ótimas bases para continuar a incrementar as exportações.

 

A SEAT é a única empresa do setor automóvel com capacidade para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveisem Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional, com sede centralem Martorell (Barcelona), exporta cerca de 80% da sua produção para 75 países. A SEAT é a empresa líder de mercado em Espanha e em 2011 atingiu um volume de negócio de quase 5.000 milhões de euros, com vendas totais de 350.000 veículos.

 

O Grupo SEAT conta com 14.000 profissionais e tem três centros de produção: Zona Franca, El Prat de Llobregat e Martorell (Barcelona), onde são fabricados, entre outros, os famosos modelos Ibiza e Leon. A fábrica do Grupo Volkswagenem Palmela (Portugal) produz o SEAT Alhambra, e a fábrica de Bratislava (Eslováquia) o novo SEAT Mii.

 

A multinacional espanhola conta também com um Centro Técnico que se configura como um hub de conhecimento e que acolhe mais de 900 engenheiros, com o objetivo de impulsionar a inovação do investidor industrial número um em I+D+i de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o meio-ambiente, a SEAT desenvolve a sua atividade principal segundo critérios de sustentabilidade para a redução de CO22, eficiência energética, assim como reciclagem e reutilização dos recursos.