• Design único e funcionalidade perfeita
  • O primeiro no seu segmento a oferecer faróis integrais de LED
  • Eficiência extraordinária
  • Tecnologias inovadoras para segurança e conectividade
  • Qualidade refinada, estilo premium

 

O novo SEAT Leon tem uma personalidade poderosa e emocional, expressa na mais bela forma de conduzir um carro funcional. O Leon foi completamente redesenhado de origem e está equipado com inúmeras tecnologias de ponta nos sistemas de assistência à condução, no infoentretenimento e no chassis. Os motores combinam uma dinâmica poderosa com uma eficiência impressionante.

 

O facto de novo Leon de dispor de faróis integrais de LED traduz-se numa jogada pioneira da SEAT, tornando-se na primeira marca a oferecer esta inovação neste segmento. Esta tecnologia oferece um design único, com uma iluminação excecional.

 

“O novo Leon condensa mais do que nunca todas as forças da SEAT. É um automóvel com um caráter desportivo e com uma ampla gama de vantagens. Traz a qualidade e a tecnologia presente nos segmentos acima para o segmento dos compactos. O Leon representa um passo decisivo para a Marca e para a sua estratégia de crescimento. Será lançado no final deste ano em Espanha na versão de 5 portas e, posteriormente, terá novas variantes na gama” afirma James Muir, Presidente da SEAT S.A.

 

O novo Leon também impressiona pela sua excelente funcionalidade. Combina um exterior muito compacto com um interior mais espaçoso. Os materiais de alta qualidade e o alto nível de acabamentos colocam o Leon diretamente na linha da frente em relação à concorrência

 

Cada um dos motores está entre os melhores da sua classe ao nível da eficiência e emissões. O destaque vai para o Leon 1.6 TDI com função Start/Stop. O consumo médio é de apenas 3,8 litros aos 100 quilómetros, com emissões de CO2 estimadas em 99 gramas.

 

 

“O Novo Leon é um automóvel totalmente novo e abre um novo capítulo para a SEAT. Combina a nova linguagem dinâmica de design da SEAT com a última tecnologia. Detalhes com requinte e design preciso, especialmente no interior,  refletem o alto padrão de perfeição do novo Leon,” explica o Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente para a Investigação e Desenvolvimento da SEAT S.A.

 

O Dr. Matthias Rabe acrescenta: “Construído na plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, que privilegia um design sistematicamente leve, o novo Leon oferece uma performance impressionante, com baixas emissões de CO2 e baixos consumos. Em resumo, o novo Leon proporciona prazer de condução emocional, excelente eficiência, um design deslumbrante e um alto nível de funcionalidade.”            

 

Design simplesmente deslumbrante

“Graças ao seu caráter dinâmico e seguro, o novo SEAT Leon inspira uma postura auto confiante. Tem uma aparência determinada,” diz Alejandro Mesonero-Romanos, Responsável de Design da SEAT. “Possui um alto nível de elegância e desportividade.”

 

E acrescenta: "Os seus volumes são extremamente bem proporcionados, com uma ligeira mudança do peso percepcionado do habitáculo sobre as rodas traseiras, mantendo uma transição muito fluida entre o guarda-lamas dianteiro e o habitáculo. As superfícies foram esculpidas com intensidade com o objectivo de aumentar o seu apelo tridimensional, graças aos efeitos da luz e da sombra. As suas linhas características exibem assertividade pura, como por exemplo, a forma exterior dos faróis traseiros e dianteiros. Acredito convictamente que o novo Leon é um automóvel cheio de caráter.”

 

Com 4,26 metros de comprimento, o novo SEAT Leon Ã© cerca de cinco centímetros mais curto que o seu antecessor, ainda que distância entre eixos tenha aumentado quase 6 centímetros. Esta disposição inteligente permite saliências curtas e reforça a forte presença visual das rodas, enquanto oferece benefícios práticos como um espaço interior maior, particularmente para os passageiros do banco traseiro, bem como no compartimento de bagagem.

 

A linha angular dos faróis é uma característica típica da nova linguagem de design da SEAT, perfeitamente integrados na forma escultural do Leon. Os faróis integrais com LED estão disponíveis pela primeira vez na classe dos compactos. Os novos faróis dão uma aparência inconfundível à dianteira do Leon. Além disso, o novo Leon tem agora uma assinatura distinta graças à montagem das luzes diurnas de LED.

 

De lado, o novo SEAT Leon assemelha-se a uma escultura sobre rodas executada com toda a perfeição. A característica e contínua linha dinâmica percorre a lateral sobre os arcos das rodas É uma reminiscência da tensão de um músculo bem treinado. Os pilares C trapezoidais são característicos do Leon, assim como as terceiras janelas quase triangulares.

 

A parte traseira do novo Leon foi totalmente redesenhada; enquanto que o grande logótipo ainda serve de abertura para a porta traseira. Os faróis traseiros em forma de cunha reforçam a amplitude e também estão disponíveis em tecnologia LED.

 

O interior Confortável e elegante

O design elegante do exterior prolonga-se para o interior que apresenta um espaço amplo, com um aspeto claro, leve e ordenado. O painel dos instrumentos é original e elegante, com um design em dois tons que faz com que pareça estar a flutuar. O requinte dos detalhes sublinha o elevado padrão dos acabamentos do Leon - detalhes como as saídas de ar grandes, os controlos para o ar condicionado e a forma tridimensional das molduras. O compartimento de carga tem 380 litros de volume, cerca de 40 litros mais do que o modelo anterior.

 

Para descrever o interior, Alejandro Mesonero-Romanos, Responsável de Design da SEAT, comenta: “Nós estabelecemos o objetivo de desenvolver um interior que transmitisse um ambiente expressivo, elegante e acolhedor. A qualidade dos materiais, a precisão dos acabamentos, e a atenção aos detalhes é equiparável com a oferta disponível nos segmentos superiores.”

 

“O design do painel de instrumentos respeita a nossa nova filosofia para os interiores, com forte orientação para o condutor. Isso reforça a ergonomia transmitindo ao design um sentimento atrativo e desportivo. Foi concebido de modo a que novo Leon e seu condutor se sintam um só. "

 

A carroçaria ligeira e sólida

O novo SEAT Leon utiliza uma nova arquitetura no veículo que permite aos engenheiros posicionarem o eixo dianteiro 40 mm mais à frente. Os resultados são uma distância maior entre eixos e uma distribuição equilibrada do peso por eixo fatores que beneficiam de forma significativa a comodidade e a condução desportiva.

 

Graças a técnicas avançadas de construção e ao uso de materiais leves no fabrico da carroçaria, o peso total do automóvel foi reduzido em 90 quilos, comparativamente ao modelo antecessor.

 

Condução poderosa e eficiente

A SEAT lança o novo Leon para a batalha com uma série de potentes e eficientes motores TDI e TSI que vão desde o 1.2 aos 2.0 litros de cilindrada. Todos os motores têm injeção direta e turbo-alimentados; foram concebidos para uma baixa fricção interna e aquecimento rápido. Comparados com os seus respetivos antecessores, o seu consumo de combustível foi reduzido em 22 por cento. Além disso, pela primeira vez, todas as opções de motor estarão disponíveis com a tecnologia Start/Stop para uma ótima eficiência.

 

O motor 1.6 TDI oferece 77 kW (105 CV) e 250 Nm de binário. Na versão Ecomotive com o Start/Stop e Recuperação de Energia, consome apenas 3.8 litros aos 100 km, o que equivale a 99 gramas de CO2 por quilómetro. O redesenhado motor 2.0 TDI apresenta consumos médios de apenas 4,0 litros aos 100 quilómetros na versão Ecomotive. Com 110 KW (150 CV) e 320 Nm de binário, é uma poderosa força motriz para o Leon.

 

A SEAT irá expandir muito em breve a oferta de motores. No início de 2013 chegará o motor 1.2 TSI em duas versões com 63 kW (86 CV) e 77 kW (105 CV), o 1.4 TSI com 90 kW (122 CV) e, no topo da gama a gasolina, o 1.8 TSI com 132 kW (180 CV) e uma combinação de injeção no coletor e direta. A gama diesel será constituída pelo 1.6 TDI com 66 kW (90 CV) e pelo novo TDI de topo o 2.0 TDI com 135 kW (184 CV) com um binário máximo de 380 Nm.

 

De acordo com o motor, as opções de transmissão variam entre as caixas de cinco e seis velocidades manuais, e as renovadas caixas automáticas DSG de dupla embraiagem com seis e sete velocidades.

 

O chassis dinâmico com conforto

O chassis do novo SEAT Leon destaca-se pelo caráter desportivo e ágil. A suspensão dianteira é constituída por um eixo dianteiro do tipo MacPherson, enquanto a traseira do novo SEAT Leon apresenta uma suspensão com barra de torção para os motores até 110 kW (150 CV). As variantes mais potentes utilizam uma construção multilink que suporta as cargas longitudinais e transversais discretamente.

 

O novo perfil de condução do Leon FR permite ao condutor variar as características da direção assistida, controlo de aceleração e som do motor (versões FR apenas) através de um sistema de som - em três modos, eco, comfort e sport. Há também uma definição individual para adaptar as configurações de acordo com a preferência do condutor. A iluminação ambiente com LED do interior também muda consoante com o modo selecionado: branco para o modo eco e confort e encarnado no modeo sport.

 

Infotainment moderno e flexível

No novo Leon, a SEAT oferece uma vasta gama de soluções de infoentretenimento de última geração. A base é constituída pelo sistema de operações Easy Connect, que controla o SEAT Sound System, assim como outras funções do veículo, através de um ecrã táctil no interior.

 

O equipamento de entrada é o Media System Touch com rádio/CD com entrada para cartões e quatro colunas na versão Reference com um ecrã de 5”. As versões Style e FR estão equipadas com o Media System Colour com mais cores no ecrã e melhor qualidade, com leitor de CD e seis colunas de série (8 colunas no FR); conecta-se com aparelhos externos via Bluetooth, USB e AUX-in. O seu ecrã táctil de 5” também controla as funções do automóvel.

 

O Media System Plus tem um ecrã táctil de 5.8 polegadas com gráficos tridimensionais de alta definição, ligação ao iPod, um sintonizador DAB opcional e reconhecimento de voz. O sistema está equipado com oito colunas. A solução topo de gama incorpora sistema de navegação, que exibe também informação de navegação no ecrã a cores entre o velocímetro e o conta-rotações e que pode ser controlado por reconhecimento de voz. O sistema SEAT Sound System reproduz um som claro e nítido graças às suas 10 colunas e instalação de sub-woofer.

 

Sistemas de assistência ao condutor inovador

O novo Leon também estabelece valores de referência no que se refere aos sistemas de assistência ao condutor. A função de deteção de fadiga que reconhece quando o condutor está a perder a concentração e sugere que seja feita uma pausa. Além disso, uma câmara multifuncional avançada colocada por detrás do espelho retrovisor gere tanto o Assistente de Máximos, que muda automaticamente entre os máximos e os médios, e o Assistente de Faixa de Rodagem, que faz pequenas correções para a direção assistida, impedindo o condutor de cruzar as marcações da estrada.

 

“Com o novo Leon, desenhámos e desenvolvemos um automóvel que capta na perfeição o significado de Enjoyneering. Esta irresistível mistura de design, tecnologia, performance atlética e qualidade Premium  irá seduzir os nossos clientes, como também trará uma nova geração de clientes para a Marca,” afirma James Muir, Presidente da SEAT S.A.

 

O novo logótipo de SEAT

Outro elemento novo no Leon é o logótipo na grelha da frente, no portão traseiro e no volante. O Leon é o primeiro automóvel da empresa a ter o novo logótipo.

 

Com um design mais limpo e puro, o novo logótipo da SEAT representa a precisão e a elegância da linguagem de design da Marca, refletindo também a avançada engenharia e a liderança na qualidade de ponta da empresa. A introdução do novo logótipo em todos os edifícios e materiais da SEAT iniciar-se-á a partir do Salão Automóvel de Paris em Setembro.

 

 

A SEAT é a única empresa do setor automóvel com capacidade para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional, com sede central em Martorell (Barcelona), exporta cerca de 80% da sua produção para 75 países. A SEAT é a empresa líder de mercado em Espanha e em 2011 atingiu um volume de negócio de quase 5.000 milhões de euros, com vendas totais de 350.000 veículos.

 

O Grupo SEAT conta com 14.000 profissionais e tem três centros de produção: Zona Franca, El Prat de Llobregat e Martorell (Barcelona), onde são fabricados, entre outros, os famosos modelos Ibiza e Leon. A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela (Portugal) produz o SEAT Alhambra, e a fábrica de Bratislava (Eslováquia) o novo SEAT Mii.

 

A multinacional espanhola conta também com um Centro Técnico que se configura como um hub de conhecimento e que acolhe mais de 900 engenheiros, com o objetivo de impulsionar a inovação do investidor industrial número um em I+D+i de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o meio-ambiente, a SEAT desenvolve a sua atividade principal segundo critérios de sustentabilidade para a redução de CO22, eficiência energética, assim como reciclagem e reutilização dos recursos.